Dinheiro vivo
Dinheiro Vivo é uma sequência de 3 gravuras feitas à base de sangue humano sobre papel, realizada a partir da técnica serigrafia. Com sangue extraído do próprio artista, concretizando uma exploração das possibilidades serigráficas, esta obra tem como motivação as reflexões artísticas continuamente exploradas pelo artista Gabriel Gariba, reflexões que envolvem a relação humana, a sociedade e a natureza. Ao explorar o sangue humano como pigmento, a obra possibilita novos olhares para o objeto, expandindo seus significados.
Provocativa, distorce o valor simbólico, dialoga com padrões sociais suportados no cotidiano, como o valor do trabalho e a mão de obra. Dinheiro Vivo reflete a indústria de consumo, os papéis sociais que ocupamos, o desgaste do valor humano no processo de
acúmulo de capital e a sua invisibilidade.
Foram realizadas 2 versões. Além das notas de dóllares, foram criadas as imagens de notas de real.
Abaixo fotos do trabalho exibidos na “Ocupação Parque Lage” Dezembro de 2022. Sobre o trabalho: Um sequência de serigrafias impressas com pigmento a base de sangue extraído de mim mesmo. Dinheiro Vivo reflete a indústria de consumo, os papéis sociais que ocupamos, o desgaste do valor humano no processo de acúmulo de capital.
Autor: Gabriel Gariba. Tamanho: 29,7x21cm. Tecnica: serigrafia | Ano:2021